18 de outubro de 2022
O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e Plano de Saúde São Camilo realizaram nesta terça-feira, dia 18, Dia do Médico, uma homenagem especial aos profissionais que integram o Corpo Clínico da Instituição, composto por 60 profissionais de diversas especialidades.
A direção entregou um mimo com a seguinte mensagem: “Não há prova maior de amor que cuidar do próximo. Bem mais que parabenizar, nós queremos agradecer você, médico, por exercer a arte de cuidar da vida com respeito, amor e dignidade. Feliz Dia do Médico!”.
Para o diretor do Corpo Clínico do HBST e médico otorrinolaringologista, João Augusto Polesi Bergamaschi, 33 anos, exercer a medicina nos dias atuais vai além do atendimento no consultório. “Muito mais do que uma simples consulta em busca de respostas e resolução acerca do estado de saúde do paciente, tornou-se uma grande troca de informações e de conhecimento entre o paciente e o médico”, afirma. “É muito gratificante ouvir e permitir ao paciente dar a sua opinião e sua versão sobre o seu incômodo, sobre a sua dúvida em relação aos sintomas. O paciente é parte fundamental do processo de diagnóstico e tratamento que visam o conforto e a cura da sua condição”.
Bergamaschi destaca que a relação médico-paciente demanda cada vez mais empatia, igualdade de opiniões e proximidade afetiva. “A relação deve ser cada vez mais humanizada, em que ambos os atores do processo devem se fazer entendidos: o remédio prescrito, a cirurgia indicada, seus benefícios e riscos devem ser compreendidos para que a experiência da consulta seja gratificante e resolutiva, ao final, estando o paciente seguro do seu diagnóstico e confiante de que o processo terapêutico o levará à melhora do seu estado de saúde atual”, acrescenta.
O profissional valoriza a data e reforça que o contato pessoa a pessoa ainda é fundamental nesta profissão, apesar dos avanços da tecnologia e da inteligência artificial por meio de softwares e computadores com raciocínio próprio. “A figura do professor e do médico são exemplos em que o toque, a voz, a presença humana será, quase sempre, necessária para que se tenha a real percepção da dor, da angústia e a sensibilidade da resposta e da expectativa sanada”, comenta. “O conhecimento avança, a medicina e a saúde demandam cada vez mais especialistas e especializações, mas um dos maiores esforços atuais é voltarmos às raízes: não tratamos doenças, tratamos pessoas, cuja saúde necessita de nossa ajuda”.
O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro, pois tem relação com o Dia de São Lucas, considerado padroeiro da profissão, que também era médico.
Endereço
RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 791. CENTRO
ENCANTADO/RS
Telefones
51 3751 - 3111
51 98129 - 0772