Hospital Santa Terezinha avança em ações de sustentabilidade e recebe certificados por gestão de resíduos e energia limpa

15 de julho de 2025

O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) tem reforçado seu compromisso com a sustentabilidade por meio de iniciativas que promovem a economia circular e a preservação do meio ambiente. Desde janeiro, a instituição realiza, em parceria com a empresa Lorenzon Plásticos, de Encantado, o Projeto de Gestão de Resíduos Recicláveis Classe II, que estabelece um sistema periódico de coleta, pesagem e destinação correta de materiais como papel, papelão, plásticos e metais não perigosos.


O projeto possibilita que o retorno financeiro da comercialização dos resíduos seja convertido em insumos para o hospital, como sacos de lixo. De janeiro a maio de 2025, foram destinados 1.390 quilos de resíduos recicláveis para recuperação, o que gerou impactos ambientais positivos como a redução de 2,13 toneladas na emissão de gases de efeito estufa, 1,65 m³ no consumo de petróleo e 0,63 m³ no consumo de água, entre outros. Os dados foram apresentados e o certificado de benefícios socioambientais entregue em reunião interna, no dia 18 de junho, no auditório do Plano de Saúde São Camilo. As informações têm como base o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Na região, além do HBST, a iniciativa com a Lorenzon Plásticos é realizada nos hospitais de Teutônia e Lajeado.


A ação foi destacada como exemplo de engajamento coletivo. "O projeto é possível graças à colaboração de todos os setores. Agora queremos apresentar aos funcionários os impactos não só financeiros, mas também ambientais dessa proposta", destacaram Rejane Bagnara e Eliane Rodrigues da Silva, integrantes da Comissão Programa de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde do hospital.


O responsável técnico e gestor ambiental da Lorenzon Plásticos, Júlio César Ferreira da Silva, também ressaltou os benefícios da parceria. “Os resíduos recicláveis retornam ao ciclo produtivo. O valor de mercado gerado volta ao hospital em forma de insumos, como sacos de lixo. Isso evita que mais petróleo seja extraído e contribui para a preservação dos recursos naturais”, afirmou.


Certificado de Energia Limpa
O HBST também recebeu o certificado de “Energia Limpa”, concedido pela Trinity Energia Renováveis. O certificado equivale ao ano de 2024 e atesta o consumo de energia renovável e a redução de 100% da emissão de carbono. A iniciativa faz parte do programa "RGE nos Hospitais" e visa à sustentabilidade e à redução do impacto ambiental das atividades hospitalares, onde a Casa de Saúde recebeu a instalação de painéis fotovoltaicos para converter a energia solar em eletricidade.


O Hospital, através do uso de energia renovável, reduziu a emissão de 40,54 toneladas de CO2 equivalente, o que corresponde ao plantio de 284 árvores. A metodologia utilizada pela Trinity é alinhada com o Programa Brasileiro GHG Protocol e com as metodologias do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
A Trinity Energias Renováveis é uma empresa que opera no mercado livre de energia, utilizando metodologias internacionais para a emissão dos certificados.


O diretor administrativo da instituição, Márcio Sottana, enfatizou a importância dessas práticas como parte de uma cultura de responsabilidade ambiental. “São ações que impactam não apenas o hospital, mas toda a comunidade. O objetivo é dar continuidade e ampliar esses projetos, envolvendo cada vez mais pessoas nesse movimento", garantiu. 

234-hospital-santa-terezinha-avanca-em-acoes-de-sustentabilidade-e-recebe-certificados-por-gestao-de-residuos-e-energia-limpa

Endereço
RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 791. CENTRO
ENCANTADO/RS
Telefones
51 3751 - 3111
51 98129 - 0772

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. O2.AG - Política de privacidade - Política de cookies - Termos de uso