05 de maio de 2025
Em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado nesta segunda-feira, 5 de maio, o Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) realizou uma ação educativa com foco na conscientização de colaboradores e acompanhantes de pacientes sobre a importância da correta higiene das mãos.
A atividade, organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), teve como principal objetivo reforçar essa prática simples, porém essencial, para a prevenção de infecções no ambiente hospitalar.
Um dos destaques da ação foi a utilização de uma caixa com luminol — substância que, em contato com álcool e sob luz ultravioleta, permite identificar áreas das mãos que não foram devidamente higienizadas. A demonstração prática revelou pontos frequentemente negligenciados, como a região sob anéis e outros adornos, reforçando a importância de removê-los para garantir a eficácia da higienização.
“A mão é o principal veículo de contaminação. A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma das medidas mais eficazes na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde”, enfatiza a enfermeira da CCIH do HBST, Eliane Rodrigues da Silva.
A prática também está alinhada aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e às Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), das quais o HBST é signatário.
Com essa iniciativa, o Hospital Beneficente Santa Terezinha reafirma seu compromisso com a segurança do paciente, a qualidade do cuidado e a promoção contínua de boas práticas em saúde.
Endereço
RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 791. CENTRO
ENCANTADO/RS
Telefones
51 3751 - 3111
51 98129 - 0772