28 de março de 2025
O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) reuniu na tarde da quinta-feira, dia 27, prefeitos e secretários de saúde de 14 municípios da região Alta do Vale do Taquari para fazer o lançamento oficial do projeto da Central de Especialidades Médicas Regional.
Apresentada pela responsável da área, Luciana da Silva Santos, a Central de Especialidade Médicas tem como objetivo oferecer soluções em saúde por meio de consultas médicas com especialistas a preços acessíveis, bem como exames e procedimentos cirúrgicos eletivos.
Essa parceria com as prefeituras da região busca o atendimento integral e humanizado aos pacientes da parte Alta do Vale do Taquari.
"A Central de Especialidades foi pensada devido a uma carência na fila do SUS. Com essa nova organização, a ideia é minimizar a dor e sofrimento das pessoas que estão a tempo esperando por uma consulta e cirurgia”, afirmou o diretor administrativo da Casa de Saúde, Márcio Sottana.
O gestor também aproveitou a presença dos líderes para trazer informações relevantes sobre a estrutura do hospital, desde dados históricos até o planejamento de investimentos em outros projetos como a reforma dos quartos do Posto 3 (em andamento), o novo Centro Cirúrgico (concluído), a ampliação do Pronto-Socorro (em andamento), a aquisição de um novo tomógrafo (em andamento) e o novo Centro Obstétrico (em andamento).
Diretor do Corpo Clínico, o médico Dr. Fernando Gugel ressaltou que a Central de Especialidades é um meio de viabilizar o atendimento para aquela pessoa que, às vezes, tem recursos, mas não a quantidade que necessitaria para um tratamento completamente particular. "Vocês (prefeituras) são a linha de frente. E a gente quer poder dar o apoio para casos em que vocês estão com o paciente que não está conseguindo o encaminhamento via exclusiva SUS", afirmou.
Dr. Gugel comentou ainda que o hospital buscou junto ao Ministério Público aconselhamento a fim de repassar a orientação aos secretários de Saúde para que o paciente do Gercon (sistema de regulação de consultas especializadas do SUS) não saia da fila. "Pode haver casos em que o paciente vem consultar, faz os exames, e por um motivo pessoal decide não fazer a cirurgia. Mas ele não perderá o lugar na fila", explicou. "Na verdade, é uma porta a mais que se abre. A gente tem a expectativa que, se havia três pessoas aguardando na fila, se uma ou duas consigam se custear, ficará só um paciente na fila do SUS".
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, enfatizou a importância de iniciativas como a Central de Especialidades Médicas para otimizar o trabalho das secretarias de saúde. "Nós sabemos que tudo que for criado e for feito para facilitar o trabalho dentro das secretarias, é melhor para as nossas administrações", disse. Calvi também evidenciou a boa relação entre a administração municipal e a direção do hospital, com quem mantém diálogo constante para avaliar o momento e as oportunidades que surgem para melhorar a assistência à saúde da comunidade.
Responsável pela pasta da Saúde em Roca Sales, Marino Deves falou em nome dos colegas secretários municipais. "Ficamos muito felizes com essa alternativa que nos foi colocada. O que sempre cobramos do hospital é um atendimento humanizado, e cada um, independente da porta de entrada, que seja bem atendido. Tenho certeza que todos irão se beneficiar", comentou.
Atendimento da Central
Enquadram-se para atendimento na Central os pacientes de fila de espera do Sistema de Regulação de Consultas Especializadas do SUS (Gercon), oriundos de Unidade Básica de Saúde.
O fluxo da Central de Especialidades começa por meio dos municípios que realizarão o agendamento das consultas diretamente nos consultórios dos profissionais que aderiram ao projeto. No dia da consulta, o paciente deverá digirir-se ao setor da Central de Especialidades no prédio São Camilo com a documentação obrigatória e na recepção ocorre o registro da consulta e encaminhamento ao profissional.
O início dos atendimentos ocorre na segunda-feira, dia 7 de abril.
Participaram do evento os representantes de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueixo Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales, Vespasiano Corrêa e São Valentim do Sul.
Recursos para o hospital
O presidente da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Angelo Fontana, participou da reunião e repassou informações sobre a possibilidade de aportar recursos para o hospital por meio de iniciativas que surgiram devido à catástrofe climática de 2024. “Temos uma demanda de R$ 10 milhões para o hospital. Vamos conversar com a direção, corpo clínico e prefeitos para juntos buscarmos essa meta. Tenho convicção que pelo menos 50% do valor vamos conseguir para o ano que vem”, disse.
Endereço
RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 791. CENTRO
ENCANTADO/RS
Telefones
51 3751 - 3111
51 98129 - 0772