29 de agosto de 2023
O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e o Plano de Saúde São Camilo foram os anfitriões na tarde desta terça-feira, 29, da 3ª Jornada da Pastoral da Saúde. O evento teve como palestrante convidada a psicóloga Jacqueline Zolet, de Seara (SC), que abordou o tema “Saúde mental: humanização e espiritualidade no cuidado”.
O encontro, que lotou o Auditório do Plano de Saúde São Camilo, contou com a presença do coordenador da Pastoral da Saúde na Região Sul, Pe. Américo Pinho de Cristo, do diretor do HBST, Márcio Sottana, do gerente da unidade do Plano de Saúde São Camilo de Encantado, Carlos Augusto Dias Silva, da coordenadora da Pastoral da Saúde de Encantado, Gema Zampieri, da secretária de saúde de Encantado, Karoline Crippa, de colaboradores do Hospital e do Plano, além de integrantes da Pastoral e da comunidade regional.
A coordenadora da Pastoral da Saúde de Encantado, Gema Zampieri, agradeceu a oportunidade e apresentou aos presentes as diversas atividades desenvolvidas pela Pastoral.
O diretor do HBST, Márcio Sottana, falou da satisfação de receber e promover o evento. "É com muita alegria que recebemos vocês em Encantado. Muito obrigado à equipe do Hospital e à pastoral da saúde que organizou esse evento. Uma tarde inspiradora e que nos possibilita fazer uma importante reflexão", disse.
O padre Américo salientou que a Jornada é um evento multidisciplinar e sugeriu para todos compartilharem os aprendizados. "Aproveitem bem esse evento para a vida espiritual, a vida humana, pois o tempo passa e temos que aprender a viver. Vamos deixar essa marca, viver bem, viver com qualidade e aproveitar bem a vida. Multipliquem o conhecimento, divulguem o que é bom e os aprendizados", enfatizou.
O gerente da unidade do Plano de Saúde São Camilo de Encantado, Carlos Augusto Dias Silva, destacou a importância do momento para provocar uma reflexão em todos os participantes.
Palestra com Música
Além da palestra, a psicóloga presenteou o público interpretando canções com a participação do músico e gaiteiro encantadense, Adroaldo Calvi. Jacqueline trouxe aos presentes uma reflexão de quanto a saúde mental, a humanização e a espiritualidade estão inter-relacionadas. Ela abordou o contexto de vida atual, como o estilo de vida das pessoas impacta nas diversas relações familiares e de trabalho e de que forma isso interfere na qualidade da saúde mental. "O quanto é fator de proteção ter bons relacionamentos, ter relações humanizadas no ambiente de trabalho, nas nossas pastorais, na comunidade, e uma boa comunicação com as pessoas do nosso convívio. Nossas prioridades, como nos alimentamos, como nos relacionamos, a prática de exercício físico. Tudo aquilo que a gente não consegue fazer com investimento e importância acaba por repercutir na nossa saúde mental", afirmou, destacando também a importância da espiritualidade na recuperação da saúde física e os benefícios que ela traz para a saúde mental.
O evento contou com a presença de 90 pessoas e arrecadou alimentos não perecíveis e fraldas adulto descartáveis que serão distribuídos pela pastoral. A segunda palestra da 3ª Jornada da Pastoral da Saúde está marcada para 21 de novembro. O nome do palestrante será divulgado em breve.
Endereço
RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 791. CENTRO
ENCANTADO/RS
Telefones
51 3751 - 3111
51 98129 - 0772