03 de março de 2023
O Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado (HBST) recebe cerca de 2.575 pacientes por mês no pronto-socorro para atendimento médico. Além destes, também passam pelo local outras pessoas que buscam o pronto-socorro para a realização de procedimentos de enfermagem ou eletivos. O espaço é equipado e conta com equipe preparada para atender os casos de urgência e emergência, sendo que 15,75% dos pacientes atendidos são classificados como graves.
De acordo com o médico coordenador do pronto-socorro, Dr. Fábio Fraga, a prioridade nos atendimentos no plantão hospitalar são os casos agudos. "No Hospital priorizamos os pacientes que precisam de assistência médica imediata, pois há risco potencial de morte, e que devem ser diagnosticados e tratados no mesmo instante", destaca.
Na situação grave, em que o paciente precisa de cuidados intensivos, não é indicada a presença de familiares durante o atendimento, pois são feitos procedimentos complexos para o entendimento dos familiares. A coordenadora de enfermagem Anielle Merino explica em quais os casos de urgência ou emergência é permitida a entrada do acompanhante. "Para gestantes, idosos, portadores de deficiência e crianças e adolescentes menores de 18 anos, após receberem os atendimentos necessários e ficarem estáveis, é autorizada a entrada", diz.
Fraga também destaca que é um ato de amor e cuidado com o paciente a cautela no acompanhamento durante o atendimento no pronto-socorro. "Na situação de emergência, a pessoa precisa de cuidados intensivos. E, por isso, não é indicada a presença de familiares, pois são feitos procedimentos que podem gerar desconforto ao acompanhante", argumenta o médico. "Mesmo depois que o paciente está estabilizado é preciso cuidado. Ao ver o familiar, ele é tomado de intensa emoção, que pode gerar estímulos de adrenalina ao paciente que estava estável e isso causar novamente alterações".
No caso das crianças, o médico ainda lembra que há uma tranquilidade maior com a presença dos pais e cuidadores, porém também há cautela. "As crianças ficam mais calmas com a presença dos pais, mas em casos específicos também vai ser solicitado que eles saiam da sala e aguardem do lado de fora, pois quanto mais termos técnicos os familiares ouvem, mais eles ficam angustiados", explica.
Informações aos familiares
Durante o período em que o paciente está em atendimento, a orientação é de que o acompanhante permaneça na sala de espera do pronto-socorro. Ali, ele será informado sobre o estado de saúde do paciente após a primeira avaliação médica. "A equipe que está cuidando do paciente conversa com o familiar e passa as primeiras orientações assim que o primeiro atendimento é realizado", afirma o médico.
Além disso, o profissional lembra que somente um acompanhante por paciente é permitido, visto que é este quem receberá as orientações. "Na emergência não ocorre visita, pois é um local onde o paciente pode permanecer por até 24 horas, totalmente monitorado pela equipe e, por isso, é permitido somente um acompanhante nos casos de gestantes, idosos, portadores de deficiência e crianças e adolescentes menores de 18 anos. Nos demais casos, o acompanhante aguarda na sala de espera e sempre solicitamos que fique somente uma pessoa, pois é nela, que serão centralizadas as orientações e informações da equipe", reforça Fraga.
Cautela ao procurar o pronto-socorro
O coordenador do pronto-socorro destaca ainda que, assim como a região está em expansão, a Casa de Saúde também, e é preciso atenção da comunidade sobre os atendimentos de emergência. "Hoje, o Hospital já é uma referência. São poucos os procedimentos que ainda precisamos encaminhar para outros municípios e, com o crescimento da região, com o número de moradores aumentando, é importante que a gente se adapte e que a comunidade tenha cautela ao procurar o pronto-socorro do Hospital, que é destinado para atender pacientes graves. A gente sempre alerta que as consultas médicas de rotina devem ser feitas nos postos de saúde e nos consultórios e que, exceto casos graves, os pacientes devem buscar o atendimento, primeiro, nos postos de saúde, onde já têm o seu histórico. Caso o posto de saúde classifique o caso como urgência, ele o encaminhará ao hospital", lembra.
O HBST recebeu, recentemente, recurso do Programa do Governo do Estado Avançar na Saúde para a reforma e ampliação do pronto-socorro e do centro cirúrgico. As ampliações proporcionarão espaços amplos e adequados para o melhor atendimento dos pacientes graves.
O pronto-socorro é referência pactuada como porta de entrada para atendimento de casos graves e estabilização do paciente para 13 municípios da região: Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales, São Valentim do Sul e Vespasiano Corrêa.
Endereço
RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 791. CENTRO
ENCANTADO/RS
Telefones
51 3751 - 3111
51 98129 - 0772